sábado, 30 de julho de 2011

Íctio: Sintomas e Tratamento.

Íctio: 'É a doença mais comum entre os peixes de água doce. Causado por protozoário, perfura rapidamente a epiderme e se estabelece entre a epiderme e a derme, deixando um ponto branco, de fácil diagnóstico. Infectam um aquário em pouco tempo.


Sintomas:
Inicialmente o peixe começa a se esfregar no cascalho, em pedras, ou nas folhas de plantas do aquário, como que se coçando. Depois começam a aparecer pontos brancos espalhados pelo corpo do peixe, que vão aumentando em número e tamanho; sua aparência é de pequenos cogumelos. A doença é bem contagiosa, mortal, mas de fácil tratamento.


Tratamento:
''Apesar de ser uma doença temida por sua velocidade de contaminação, não é díficil de tratar, veja o que você pode fazer:


Use Labcon Ictio e Labcon Bacter. Pode demorar dias e até semanas.
• Elevar a temperatura do aquário para 30 graus;
• Aplicar um parasiticida de ação rápida;
O ícitio também é vulnerável a azul de metileno, portanto você pode optar por comprar remédios prontos em lojas de aquarismo.
• Ou coloque sal grosso na água, 15g a cada 10 litros por curto periodo de tempo, uma semana, (lembre sempre que o sal não é muito benéfico às coridoras e peixes de couro);
O sal grosso é bom no tratamento de algumas doenças dos peixes, por exemplo, no tratamento do íctio. Você pode colocar o sal diretamente na água ou, ainda, diluir o sal na água a ser reposta nas trocas parciais ou, ainda, fazer o tratamento em um aquário de quarentena (reserva).
• Desligar as luzes do aquário durante o tratamento''.

ATENÇÃO: Se algum peixe estiver com íctio separe-o dos outros peixes pois se colocar o remédio de íctio (Labcon) com outros peixes eles vão se contaminar. Se aparecer aquelas bolinhas coloque-o(s) num aquário reserva urgente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário